Concluído em abril, este marco histórico na aviação destaca as impressionantes capacidades do DJI FlyCart 30, que pode transportar cargas úteis de até 15 quilos mesmo nas condições ambientais e de altitude extremas do Monte Everest.
A DJI se uniu à empresa nepalesa de serviços de drones Airlift, à produtora de vídeo 8KRAW e ao guia de montanha certificado nepalês Mingma Gyalje Sherpa, para realizar os primeiros testes com drones de entrega bem-sucedidos do mundo no Monte Everest (Monte Qomolangma).
Concluído em abril, este marco histórico na aviação destaca as impressionantes capacidades do DJI FlyCart 30, que pode transportar cargas úteis de até 15 quilos mesmo nas condições ambientais e de altitude extremas do Monte Everest.
Durante os testes, três garrafas de oxigênio e 1,5 kg de outros suprimentos foram transportados por drone do acampamento base do Everest para o acampamento 1 (5.300-6.000m ASL). Na viagem de volta, o lixo foi levado de volta.
“A partir do final de abril, nossa equipe embarcou em um esforço inovador para ajudar a tornar as atividades de limpeza no Everest mais seguras e eficientes”, disse Christina Zhang, Diretora Sênior de Estratégia Corporativa da DJI. “Estamos entusiasmados em compartilhar que nosso DJI FlyCart 30 estava à altura da tarefa. A capacidade de transportar com segurança equipamentos, suprimentos e resíduos por drone tem o potencial de revolucionar a logística do montanhismo no Everest, facilitar os esforços de limpeza de lixo e melhorar a segurança para todos os envolvidos .”
Uma conquista histórica na aviação
Pela primeira vez, drones concluíram com sucesso o transporte de ida e volta de equipamentos e lixo entre o Acampamento Base do Everest e o Acampamento 1. Esses campos são separados pela Cascata de Gelo Khumbu, uma das etapas mais perigosas da subida. Embora os helicópteros possam, teoricamente, fazer a mesma viagem, eles raramente são usados devido aos perigos e custos significativos.
Antes de realizar os voos de entrega, os engenheiros da DJI consideraram os desafios ambientais extremos do Everest, incluindo temperaturas que variam entre -15° a 5°C, velocidades do vento de até 15 m/s e altitudes elevadas acima de 6.000 m de altitude. Testes rigorosos do DJI FlyCart 30 foram então conduzidos, incluindo testes de voo pairado sem carga, resistência ao vento, baixa temperatura e capacidade de peso com cargas úteis sucessivamente mais pesadas.
Oferecendo operações mais seguras nas montanhas
Tradicionalmente, a responsabilidade de transportar suprimentos e limpar o lixo no Everest recaiu sobre os ombros dos guias sherpas locais, que podem precisar cruzar a cascata de gelo mais de 30 vezes em uma temporada para transportar suprimentos, como garrafas de oxigênio, botijões de gás, barracas, alimentos e cordas.
“Precisamos passar de 6 a 8 horas por dia caminhando por esta cascata de gelo”, disse Mingma Gyalje Sherpa, guia de montanha da Imagine Nepal. “No ano passado perdi três sherpas. Se não tivermos sorte, se não for a hora certa, perderemos a vida lá.”
A subida perigosa através da cascata de gelo Khumbu normalmente acontece à noite, quando as temperaturas são mais baixas e o gelo é mais estável. Um drone não modificado pode transportar até 15 kg entre acampamentos em 12 minutos para uma viagem de ida e volta, de dia ou de noite. Os drones de entrega da DJI visam aliviar o fardo dos sherpas, que repetidamente arriscam suas vidas navegando na traiçoeira cascata de gelo de Khumbu.
Limpeza de lixo do Monte Everest
Estima-se que cada alpinista deixe 8 kg de lixo no Everest e, apesar dos esforços de limpeza, estima-se que toneladas de lixo permaneçam nas encostas. Se a tecnologia dos drones puder aliviar esse fardo das equipes de limpeza, a DJI está ansiosa para ajudar. O DJI FlyCart 30 pode transportar lixo e dejetos humanos montanha abaixo com eficiência, reduzindo o volume de viagens que os sherpas devem fazer pela cascata de gelo Khumbu.
Mudando o jogo – O futuro da entrega de drones
A temporada de escalada do Everest está restrita a abril e maio, e outras atividades e testes de drones estão restritos durante o resto do ano devido ao clima adverso. No entanto, devido aos recentes testes bem-sucedidos, o governo nepalês contratou uma empresa local de serviços de drones para estabelecer operações de entrega de drones na encosta sul do Everest, a partir de 22 de maio.
A implantação de drones de entrega em regiões de grande altitude não só promete aumentar a segurança e a eficiência nestes ambientes desafiadores, mas também destaca a importância da conservação ambiental e das práticas sustentáveis na indústria do montanhismo.
Lançado globalmente em janeiro de 2024, o DJI FlyCart 30 oferece soluções práticas de transporte adaptadas às necessidades e desafios exclusivos dos usuários locais. Ele foi implantado para ajudar a plantar mudas em ambientes de encostas íngremes e puxar linhas no Japão, para transformar instalações de energia solar fotovoltaica no México, para ajudar nos esforços de resgate de incêndios em montanhas na Noruega e para melhorar as operações de pesquisa científica na Antártica.Para mais informações, visite: www.dji.com